Falo hoje aqui na questão do porquê de ter uma boa higiene Oral.

Como noutras áreas, a saúde oral é de extrema importância para nós pois trata-se de uma região vital para o corpo humano. É a porta de entrada para o nosso organismo sendo as caries uma das doença do foro oral que mais ataca os dentes e que podemos prevenir com uma boa higiene.

Falemos então de como ter uma boa higiene.
Devemos sempre tentar ganhar o hábito de lavar os dentes depois das refeições e complementar o acto com a utilização do fio dentário e o uso de elixires, a fim de tentar reduzir o número de bactérias nocivas existentes na flora oral responsáveis pelo aparecimento de doenças. Desta maneira podemos não só reduzir o aparecimento de caries (doença dos dentes) como de gengivites (inflamação das gengivas), periodontites (doença mais avançada que provem da gengivite e que destrói os ligamentos existentes nas gengivas, que as ligam aos dentes tornando-as flácidas e sem tonicidade, com um tom vermelho escuro e, até, a destruição do osso e perda de peças dentárias), assim como outras doenças, como candidíases (lesões provenientes de fungos, normalmente por baixa do sistema imunitário, ou situações mais graves como o Cancro Oral.
Prevenimos desta forma também a halitose que, embora não seja perigosa, é bastante incomodativa.
Uma forma de podermos ter uma melhor eficiência na higiene passa por ter uma dentição alinhada. Normalmente este alinhamento é feito recorrendo a aparelhos ortodônticos no seu dentista.

Por estas razões devemos sempre complementar a boa higiene com a ida periódica ao dentista, para que ele possa fazer um despiste do aparecimento de qualquer uma das situações referidas. O facto de ir ao dentista com alguma regularidade também pode prevenir maiores gastos no seu orçamento pois se detectadas e corregidas  numa situação precoce, as caries, como em qualquer outra doença do foro oral, as hipóteses de uma abordagem mais simples são, não só mais prováveis mas também a eficácia dos tratamentos são maiores.
Caso não haja caries e/ou queixas deve-se sempre fazer uma consulta de 6 em 6 meses para fazer as chamadas “limpezas ” ou destartarizações, a fim de remover tártaro existente depositado nos dentes, factor principal de aparecimento de gengivites e Periodontites.

Outra questão importante é o tempo de vida da sua escova que não deve ser mais do que 3 meses.

Se seguirmos estas regras iremos ter, de certeza, uma saúde oral eficiente e sem problemas.

Dr. Gonçalo Miranda

Médico Dentista Implantologista

 

Comentários

comentários